quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quatro crianças palestinas são presas em Hebron


Segundo ativistas, prisões foram arbitrárias e não há notícias sobre os menores detidos


(da Redação do Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Presos Políticos Palestinos e Israel, com informações do ISM)

No último domingo (6), em Hebron, quatro crianças (a maior com 12 anos) Sami Bent, Munif Darna, Muhammad Mussa Kremeri e outra sem identificação confirmada foram presas, enquanto seguiam por uma estrada a caminho da escola. Os 4 menores foram detidos após um grupo de crianças lançarem pedras contra soldados israelenses, que observavam o grupo sob um edifício.
Segundo informações da organização ISM pela Palestina (Internacional Solidarity Movement), as crianças arremessaram pedras por considerarem a situação nada habitual, e foram encurraladas em um beco, abordadas e detidas de modo arbitrário e aleatório, prendendo os 4 menores.

Ativistas palestinos e internacionais locais têm contestado a legitimidade dessas ações, mas sem qualquer resultado. Após a detenção dessas crianças, colocadas em veículos do exército, uma delas, de 8 anos, foi liberada. No entanto, pouco depois, prenderam Sami, outro garoto de 12 anos.
Estes quatro foram detidos e jogados em dois jipes militares. Conforme as averiguações de ativistas internacionais que estavam presentes durante o incidente, as crianças foram levadas para a delegacia local, e alojadas em um assentamento ilegal.

Ainda não há informações que confirmem se as crianças ainda permanecem sob custódia, mas grupos de ativistas confirmam que ainda estavam detidas às 4 horas da tarde de ontem.

As crianças de Hebron são regularmente assediadas pelas forças israelenses. Um exemplo dos abusos está registrado em vídeo, que revela incidente com soldados israelenses que dispararam granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo contra um grupo de crianças que caminhavam juntas a caminho da escola.


Clica aqui e veja o video

Nenhum comentário:

Postar um comentário