terça-feira, 12 de março de 2013

Prisioneiro palestino, em protesto, não ingere mais líquidos

Samer Issawi, em greve de fome há 223 dias, decidiu não mais beber água

 


O palestino Samer Issawi, um dos prisioneiros em greve de fome em protesto contra sua prisão ilegal, mantém a greve e decidiu parar de ingerir líquidos, o que deve prejudicar ainda mais sua saúde de agora em diante.
A decisão de cessar a ingestão de água foi tomada ontem (11), em protesto por ser mantido acorrentado na cama do hospital. De acordo com o advogado de Issawi, Jawad Boulos, ele exige que o liberem das correntes, utilizadas até mesmo quando ele necessita ir ao banheiro. Boulos acrescentou dizendo que mantê-lo preso à cama é desumano e fere a dignidade de qualquer pessoa, e que o encontrou no quarto hospitalar com sete oficiais israelenses comendo suas refeições na presença de Samer, em deliberada tortura contra o grevista.
Médicos tentaram convencer o palestino a beber água e temem que ele morra a qualquer momento em consequência de sua baixa pressão arterial.
Issawi foi detido em julho de 2012, acusado de violar termos definidos pelo acordo de troca de prisioneiros, ao sair de Jerusalém. Ele segue em greve de fome desde Agosto em protesto contra sua prisão, clara violação de sua anistia enquanto prisioneiro de troca. O palestino foi transferido da prisão Ramle para o Centro Médico Kaplan, no fim de fevereiro.


(Com informações da Ma'an News Agency)

Nenhum comentário:

Postar um comentário