sexta-feira, 15 de março de 2013

Parlamento Europeu envia missão para investigar as circunstâncias da detenção de prisioneiros de guerra e a morte de Jaradat

Bruxelas / Sama / 

O Parlamento Europeu aprovou o envio de uma missão de investigação para avaliar as circunstâncias de prisões e detenções de prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e crianças, e para abrir uma investigação imediata de forma independente, imparcial e transparente, sobre as circunstâncias da morte do prisioneiro Jaradat.

A decisão foi tomada por votação na noite desta quinta-feira (14), com maioria a favor de um projeto de resolução sobre a questão do  prisioneiro Arafat Jaradat,  de Saeir, distrito de Hebron, que morreu no final de fevereiro passado na Prisão Megido, e também sobre a situação dos prisioneiros palestinos em cárceres israelenses, apresentada por membros do Grupo Socialista do Parlamento Europeu .

Os membros convidaram, para a resolução do projeto, de acordo com um comunicado de imprensa do Parlamento Europeu, autoridades da ocupação israelense para abrir uma investigação imediata, de forma independente, imparcial e transparente, sobre as circunstâncias da morte do prisioneiro Jaradat e todas as demais questões relacionadas a tortura dos prisioneiros palestinos ou outros tratamentos cruéis, sanções desumanas e degradantes contra prisioneiros palestinos em prisões israelenses.

Os membros também expressaram preocupação sobre a situação dos prisioneiros palestinos em cárcere sob detenção administrativa, exigindo a necessidade de acusações e julgamentos para eles, com a presença de garantias judiciais, de acordo com as normas internacionais ou que sejam libertados imediatamente.

Também expressaram sua profunda preocupação com a situação dos prisioneiros em greve de fome e a gravidade do estado de saúde deles, reforçando o apelo para a libertação dos membros do Conselho Legislativo Palestino.

Apelaram também pela criação de inquérito do Parlamento Europeu para avaliar as circunstâncias da prisão e detenção de mulheres prisioneiras palestinas e crianças e o uso da detenção administrativa para prender palestinos.

A Comissária-Geral da Palestina, Leila Shahid, para a União Europeia, agradeceu a deputada no Parlamento Europeu, Veronica De Keyser, pelos esforços para o sucesso da decisão após meticulosas negociações com o Partido Popular Europeu.

Ela também agradeceu a todos os blocos que votaram pela resolução como uma vitória para todos os presos.

Um comentário: